Pages

Slider

24 agosto 2013

Mãe, eu quero ser jornalista

Não achei nada mais justo do que começar a tag 'Mãe, eu quero ser ...' com o meu curso: Jornalismo.



Como a maioria de vocês sabem eu faço jornalismo na Universidade Federal de Goiás e estou no segundo período. Um dos autores que você como estudante de jornalismo vai ler é o Nelson Traquina. Ele tem uma citação muito linda que consegue resumir todo o curso: 'Jornalismo é vida'. E ele não está mentindo! Ser jornalista é ser um contador de histórias, é pegar a sua realidade e apresenta-la ao público.

Eu sou apaixonada pelo meu curso, desde o segundo ano do ensino médio eu tinha certeza do que queria fazer e permaneço com essa mesma certeza até hoje. Mas até chegar aqui eu já passei por muita coisa e fiz uma listinha pra ajudar vocês que pretendem seguir por essa área.

1. Por amor
Ser jornalista é um trabalho que exige muito esforço e que, infelizmente, não é muito reconhecido. O primeiro passo antes de entrar na faculdade é avaliar se é por amor. Ser apaixonada por O Diabo Veste Prada ou Diário de um Jornalista Bêbado e ter notas boas em redação, não significam muita coisa quando você está dentro da faculdade. Portanto, antes de comprar seu bloquinho e marcar a opção Jornalismo na inscrição do vestibular, avalie se é isso mesmo que você quer.

2. Onde eu faço? 
Quando você pensa no curso de jornalismo, as faculdades do sudeste são as que mais se destacam. Mas pra quem, assim como eu, não mora nessa região, há outras alternativas. O Guia do Estudante publicou uma lista com as melhores faculdades do país, em 2009, e é bacana dar uma olhada pra ver se tem alguma perto de você. Aqui vale uma ressalva, o curso é você quem faz. Sua faculdade pode não estar entre uma das mais bem colocadas, mas se você realmente se esforçar, isso não terá muito peso.

3. Filtre
Depois de se auto-avaliar e não se imaginar de outra forma que não sendo um(a) jornalista, aprenda a domar seus ouvidos.Você ouviu ou ouvirá parentes e amigos te falarem que seu curso não te dará dinheiro, que não precisa ter diploma para exercer a profissão e entre outros tantos discursos. Mas calma! Jornalismo é mesmo uma área sem muito reconhecimento e não é necessário o diploma, mas faça disso seu diferencial. Escrever, até uma criança escreve, mas escrever com competência é outra história.

4. Esforço
Na faculdade, não há aquela cobrança do ensino médio, portanto você terá que se cobrar. O curso em si exige muita leitura e paciência. No seu primeiro dia de aula você não sairá pelo campus escrevendo uma reportagem; Há toda uma preparação pra isso - só comecei a pegar matérias práticas agora, no segundo período. Por isso, se esforce, não perca o foco!

5. Rádio, Impresso, Audiovisual ou Web?
As possibilidades para jornalismo são muitas e você poderá escolhe-las. O que eu aconselho: siga o fluxo da sua grade e tente fazer todas as matérias possíveis. Entre na faculdade com a cabeça aberta para aprender um pouco de cada área, assim mais a frente, você não perderá oportunidades por falta de conhecimento.

6. Corra atrás!
Não conheço a dinâmica em outras faculdades, mas na UFG, você só começa a pegar matérias práticas depois do segundo período. Pra não ficar o primeiro período só estudando sobre pessoas que fazem jornalismo, eu corri atrás dos projetos de extensão da faculdade. Procure saber os projetos que sua faculdade oferece e faça o possível para participar, assim você adquire experiência e pratica o que está vendo na teoria. Eu por exemplo, durante uma feira de comunicação, apresentei com dois amigos um programa na web tv da faculdade, sobre desenhos animados.

7. Invista em você
O jornalista tem a obrigação de saber várias línguas. Mesmo que você não queira ser a correspondente da empresa na Itália - eu quero!!!!-, vale a pena aprender mais uma língua além do inglês nosso de cada dia. Invista nos cursos de línguas e aprimore seu currículo, você vai notar a diferença na hora de procurar um estágio ou na hora de concorrer à uma vaga de emprego. Procure por línguas que são faladas em mais de um país, como o espanhol, alemão ou o francês - comecei o francês ontem e já estou complètement en amour.

Jornalista fala de mais né? haha

Como eu já disse, jornalismo é uma questão de paixão. É abrir mão de muita coisa, é sonhar alto, mas sempre tentando manter os pés no chão. Eu não me arrependo em momento algum da escolha que fiz e pretendo manter todo esse amor por muitos e muitos anos. Espero que tenham gostado das dicas, que isso ajude a esclarecer algumas dúvidas e qualquer coisa podem me perguntar.

BÔNUS: Um blog ótimo -e super divertido- sobre jornalismo e Lois Lane - namorada do Clark Kent- falando quase tudo sobre a responsabilidade de um jornalista

Beijos jornalísticos hahah
Bela

2 comentários:

  1. olá achei seu blog por acaso e me identifiquei MUITO pq assim como vc decide que quero fazer jornalismo desde o ano passado estou no terceiro ano e ja tenho o meu curso se puder estar fazendo mais posts sobre o curs iria amar desde já agradeço amei o blog e estou seguindo para acompanhar

    cinderelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por jornalismo desde o segundo ano do ensino médio, e agora não há dúvidas de que será minha primeir opção de curso para universidade <3

    ResponderExcluir