Pages

Slider

27 março 2013

Mulheres Jornalistas, A Grande Invasão

Minha paixão pela escrita aflorou quando eu era bem miúda e essa semana consegui realizar meu sonho: pisar na faculdade como uma estudante de jornalismo. Em meio à gritaria, potes de tinta guache e muito 'é caloura?' eu sentia que agora a responsabilidade aumentava. Eu tinha que fazer jus ao nome de tantas que lutaram muito pra chegar até uma redação.

Depois de receber uma lista com cinco livros para a matéria de Teorias do Jornalismo, corri para a biblioteca e não encontrei os que queria, hashtag chateada. Mas em compensação encontrei um 'tesouro' maior: Mulheres Jornalistas, A Grande Invasão. E é sobre esse livro que venho falar hoje.



Confesso que já esperava relatos mais rasos, sem tanta 'literatura', mas o conteúdo me surpreendeu. Com uma linguagem jornalística relativamente simples, porém muito gostosa, Regina Helena de Paiva Ramos relata com muita propriedade a realidade de São Paulo há cerca de cinquenta anos atrás, quando 'a entrada de uma mulher na redação de um jornal causava o mesmo impacto que hoje causaria se um marciano assim o fizesse'. 

Adorei a contextualização que a autora faz no início do livro, entregando nas mãos do leitor um 'mapa de São Paulo'. Além disso, a cada bibliografia misturada com relatos pessoais, o sentimento de agradecimento e de orgulho de ser mulher e jornalista, foi aumentando. 

Peguei o livro hoje de manhã e falo com muito gosto que já estou na metade hah. Queria terminar o livro antes de fazer o post, mas não consegui, era ansiedade de mais haha. Indico o livro para aquelas que desejam fazer jornalismo, às que não desejam, às feministas, às femininas, enfim, apenas indico.

Beijos da pseudo jornalista,
Bela

OBS.: Peço desculpas pela falta de posts no blog, começo de faculdade é uma correria e espero que vocês me entendam. Nesse feriado eu ainda vou estar um pouco sumida, mas a partir de segunda a situação aqui estará normalizada, com posts diários. E quero mandar um beijo 

1 comentários:

  1. Olá, Bela!
    Sou Vittória, tenho apenas 15 anos e estou no 2° ano do ensino médio, mas já estou decidida de qual curso irei fazer na faculdade - jornalismo, óbvio. (Estou muito ansiosa para que essa fase da minha vida comece logo!!!!)
    Estava a procura de livros que pudessem me ajudar a entender melhor esse mundo da mídia e sem dúvidas a sua "resenha" sobre o livro de Regina me deixou extremamente curiosa para lê-lo.
    Espero que valha a pena!!!
    Bjs, adoro seu blog

    ResponderExcluir