Pages

Slider

18 janeiro 2013

Muay thai

Hello meninas! Como vocês estão? Eu estou ótima e ansiosa para sair o resultado da primeira fase do meu vestibular. Torçam por mim!!
Então, quem me acompanha no twitter sabe que eu comecei a fazer muay thai a quase um mês e eu estou adorando!!

O muay thai é uma arte marcial tailandesa caracterizada pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. No começo eu olhei para todo mundo chutando e socando os sacos de boxe e pensei: 'aceito minha condição de gordinha e tô indo pra casa, beijos' haha. Mas pode ficar tranquila, o esporte é uma delícia de se praticar!

Ainda há muitas pessoas que acreditam que as lutas em geral são esportes exclusivamente masculinos, porém essa ideia machista anda sendo destruída  principalmente aqui no Brasil. Na minha turma mesmo, por exemplo, mais da metade são mulheres.



Vou aproveitar essa pegada de começo de ano, vida nova, todas correndo atrás do prejuízo das festas de fim de ano e entrando na academia e vou dar algumas dicas pra vocês que se interessaram pelo esporte.

1. Escolha uma boa academia
Opte por uma academia que tenha bons professores e uma estrutura bacana. Mas também não vá apenas pela aparência do local, procure conversar com quem já frequenta a academia para saber como é o tratamento dos professores com os alunos, se os equipamentos são bons, como funciona as aulas - algumas academias oferecem gratuitamente uma aula experimental antes de você se matricular de fato.

2. Proteção
O treino de muay thai é pesado, não dá pra negar, mas com a proteção certa tudo fica mais 'fácil'. Antes de comprar sua luva rosa choque com detalhe floral, vá em uma farmácia e compre um talco e uma faixa. Como você vai estar de luva, sua mão irá ficar suada, então o talco amenizará um pouco. A faixa é essencial, pois ela vai evitar que sua mão 'dance' na luva e ainda protegerá sua mão de pequenos ralados que o contato direto com a luva trás.

3. Vale a pena? 
Conforme você vai praticando o esporte, você vai se sentindo mais confiante. Fora isso, o muay thai trabalha tanto os músculos superiores quanto inferiores. A aula de muay thai é completa, inclui um trabalho aeróbico puxado pulando corda e corrida, seções quase intermináveis de abdominais, trabalho de braços e pernas com os socos e chutes. É evidente que é um treino pesado, mas colocando em números, é possível se queimar cerca de 1000 calorias por treino.

4. E os resultados?
Independente do esporte praticado, os resultados não aparecem de uma hora para a outra. Conforme as semanas vão passando você percebe que consegue fazer mais abdominais do que nas primeiras aulas, que sua força nos socos ou chutes está maior. Enfim, é um processo demorado, porém vale a pena.

5. Preciso seguir dieta?
É uma escolha sua. Evidentemente que se você seguir uma dieta saudável e praticar o esporte seus resultados serão mais rápidos e você se sentirá melhor, mais leve. O que eu indico é seguir uma dieta balanceada, evite muitos carboidratos, evite muitos doces e frituras. Você pode comer de tudo, mas com bom senso.

6. Mas eu tenho vergonha do meu físico...
Não há necessidade pra isso, juro! Poucos da minha turma tem aquele físico invejável, e os que o possuem já praticam o esporte a muito tempo. Então, esqueça do seu físico e foque no seu treino, na diversão, na superação de cada aula!

Adorei essa foto, muito eu durante os treinos haha
Eu acho o muay thai super relaxante. Sempre que tenho algum problema eu o coloco no saco de boxe e desconto toda a minha fúria lá haha. Além de ficar mais calma, acabei fazendo amizade com o pessoal, perdi alguns quilinhos e me sinto mais confiante, mais liberta.

Espero que tenham gostado das dicas e que procurem saber mais sobre o esporte e quem sabe até pratica-lo. Talvez marcamos uma luta um dia hahaha
Beijos,
Bela

2 comentários: