Pages

Slider

25 janeiro 2013

É o fim?


Nostálgicos. É o que somos: um bando de nostálgicos enérgicos. Passamos três anos sonhando com esse momento, em que nós sairíamos de cabeça erguida pelos portões do Ensino Médio, dando adeus aos sonhos infantis e vendo de perto tudo o que sempre nos parecia distante. E agora que chegamos aqui, não sabemos como lidar.

Sem querer, naquele primeiro dia de aula no terceiro ano você já imaginava o quão radiante seria o último e agora, quando os amigos tomaram seu caminho, quando os professores pouco podem te ajudar, você só tem uma opção: ir em frente e não voltar atrás.

Um professor muito querido, dizia em todas as suas aulas que éramos uma família. E talvez até tenhamos sido mesmo. Em uma turma com quarenta alunos você tinha suas irmãs, seus primos chatos, os professores que, na maioria das vezes, eram como pais. Éramos uma família. Uma família que sofreu com você quando a prova de geografia tinha sido difícil de mais, que riu com você de uma piada boba, que cantou a 'música da turma' e se emocionou quando o professor querido disse o último 'boa tarde'. Essa família se orgulhou quando seu nome apareceu na lista dos aprovados no vestibular.

Vestibular ... Você até se lembra que ria disso no primeiro ano e pensava: 'ainda está longe!'. No segundo ano sua maior preocupação era curtir as férias adoidado, para que me preocupar com isso agora?
E agora? E hoje, quando ele está ai, na sua porta, batendo freneticamente assim como aquele personagem do seriado que você gosta, o que fazer?

A primeira fase você já completou, sobreviveu ao martírio de acordar cedo nos dias da semana e até nos fins de semana. Perdeu neurônios, ganhou amigos. Ganhou o poder de escolher por sua conta e risco o que quer ser quando crescer. Você desanimou, quis jogar tudo pro alto no meio do caminho, mas levantou e persistiu. Você chegou até aqui, até a linha tênue que te separa do mundo de gente grande.

O portão da escola já está se fechando e você está empacando a saída dos outros colegas. O medo e a incerteza te invadem, mas, assim como uns engenheiros amigos meus, costumam dizer: "eu não vim até aqui, para desistir agora!" E eles realmente estão certos. Há um mar de possibilidades ali a frente, se joga, se afoga nas suas escolhas!

Isabela Oliveira, que terminou o ensino médio agorinha.

4 comentários:

  1. Quase chorei com esse texto! Vou pro 2º ano do Ensino Médio e fico querendo que o 3º chegue logo ao fim e depois do que li, fiquei com um pouco de medo do que vem por aí. Mas, como você disse, vou me afogar no mar de possibilidades. Lindo o blog, tudo perfeito! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lidna! Fico super feliz em saber que gostou do que escrevi! Mas sabe, é uma sensação boa, dá um alívio, uma sensação de dever cumprido. Obrigada, obrigada e obrigada de novo haha
      Beijos,
      Bela

      Excluir
  2. Abri esse texto por acaso e achei maravilhoso. Esse ano começo o 3° ano do Ensino Médio mas todos os dias eu falo: não caiu a ficha. E não sei quando vai cair. Tenho muito medo do mar de responsabilidades que me aguarda. O peso de passar numa faculdade federal e tal. Mas espero que tudo dê certo. No fundo, sei que sentirei falta da escola. Um novo mundo me aguarda. Me desejem sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escrevi esse texto, peguei cada pedacinho de saudade e coloquei em palavras. É um ano difícil, não dá pra negar, mas será seu melhor ano, eu juro! Acabei de sair do ensino médio e estou fazendo cursinho durante as férias, então eu ainda estou nesse clima escolar, mas já estou começando a sentir falta. Linda, as pressões aumentam e as responsabilidades também, mas o melhor disso tudo é que sue mar de possibilidades vira oceano! Aproveite cada segundo, não sofra por antecipação. Boa sorte pra você, para todos os pré vestibulandos e por que não desejar pra mim mesma, que ainda passo pelo perrengue de passar em uma segunda fase s2s2
      Beijos,
      Bela

      Excluir