Pages

Slider

15 março 2012

Uma quinta-feira cult.

  Olá, olá meninas! Como estão?! Bem, espero...  Então, hoje eu não vou escrever sobre moda hm Peguem a xícara de chá ou de café, as bolachinhas e se acomodem porque vou falar de literatura!  


  O post de hoje é sobre um livro que terminei de ler (comecei a séculos, mas por falta de tempo e desleixo só terminei agora) que é absolutamente perfeito e eu quero compartilhar com vocês! 

  Não sei se vocês conhecem o famoso Rubem Alves... Ele é um senhor de Minas Gerais, psicanalista, educador e escritor! A literatura dele vai das crônicas infantis até artigos religiosos. A escrita dele é bem abrangente e acessível. Ele aborda temas existenciais, cotidianos, complexos e tudo de uma maneira bem simples. Em suas obras, ele faz recorrentes referências a Adélia Prado, Nietzsche e Fernando Pessoa (recomendo todos eles também, são magníficos e possuem obras que realmente agregam nas nossas vidas). 
  Mas vamos falar do livro em questão... O livro é chamado "palavras para desatar nós" e quando minha bisa viu o nome já falou brincando que eu estava metida em bruxaria. Mas minha gente, nããão é bruxaria haha  O livro trata de temas recorrentes como felicidade, paixão, tristeza, saúde mental, música, ternura e tantos outros de uma maneira reflexiva. O saudoso Rubem coloca em pauta as queixas dos pacientes dele na psicanálise a respeito dos temas abordados e aponta soluções e/ou pensamentos sobre os mesmos. 

   Eu tenho costume de ir grifando as partes que eu mais gosto dos meus filhos (lê-se livros) e nesse livro tenho vááárias partes destacadas. Uma das minhas partes favoritas é quando ele aborda o tema dos múltiplos efeitos da música com a tristeza "... mas eu acho que a coisa é outra: é preciso fazer amizade com a tristeza. Quem é amigo da tristeza fica mais bonito! (...) Música é feitiçaria (...) Para o inferno, Descartes com o seu "penso, logo existo". Digo eu: "estou possuído pela música, logo existo!" (...) A verdade da alma está além das palavras, não pode ser dita.
Na musica nossa beleza aparece como entidade sonora. Ao ouvir música nos transformamos em música. É uma alegria efêmera, porque eu oposição à pintura, à escultura, a música acontece no tempo - e a beleza vai escorrendo pelo corpo como água. Alegria que se sente para logo ser perdida. Daí a tristeza da música, a minha tristeza! (...) Por isso choro e fico triste. Mas não é tristeza de tristeza, é tristeza de que haja tanta beleza, beleza que é demais pra mim."
  Bom, como puderam ver o livro tem muito das experiências pessoais de Rubem e de como ele encara as coisas. Gente, de verdade, eu nunca encontrei um livro que me descrevesse tão bem. Ele pode ser encarado até como auto-ajuda porque realmente ajuda. Tu vai lendo as linhas escritas por Rubem e tua vida vai ficando sim mais clara... Tu começa a perceber que o fato de tu engolir sapos no trabalho é normal, que o fato de tu se sentir triste com a música é mais normal ainda e que ter medo de morrer é mais comum do que imaginamos. Os problemas que enfrentamos - pelo menos parte deles - estão ali, expressos de maneira simples e até mesmo poéticas. 
  Rubem tem uma linguagem simples e ao ler o livro descrito acima, tu tens a sensação de que estás sentado em frente a um senhor ouvindo as histórias que ele tem pra contar. É aconchegante, sabem?! Se puderem, leiam mesmo... é MARAVILHOSO. Eu até cheguei a chorar com alguns trechos, porque olha... é realmente bem descritivo e pessoal. É diferente daquela literatura que parece ser voltada a um grupo diferente do qual tu estás inserido. O livro tem aquela característica de parecer ter sido escrito justamente pra ti (e como não tem dedicatória, gosto de pensar que o Rubem escreveu o livro direcionando ele a todos os leitores possíveis). 

  É isso... Espero ter atiçado o gosto de vocês pela literatura e de ter cativado ao menos uma pessoa para ler o livro do Rubem. Lembrem-se que o espaço dos comentários está aqui para termos um contato maior e para eu saber se estão ou não gostando do andamento da minha coluna! Meu tumblr está liberado para irem até lá, mandarem ask sobre os post's e para darem sugestões para post's futuros :D

Besos da cacau! Até a próxima quinta-feira, lindas.

~~sinto que vou ser massacrada por escrever demais... não me mate Isabela! k~~ 

1 comentários: