Depois de receber uma lista com cinco livros para a matéria de Teorias do Jornalismo, corri para a biblioteca e não encontrei os que queria, hashtag chateada. Mas em compensação encontrei um 'tesouro' maior: Mulheres Jornalistas, A Grande Invasão. E é sobre esse livro que venho falar hoje.
Confesso que já esperava relatos mais rasos, sem tanta 'literatura', mas o conteúdo me surpreendeu. Com uma linguagem jornalística relativamente simples, porém muito gostosa, Regina Helena de Paiva Ramos relata com muita propriedade a realidade de São Paulo há cerca de cinquenta anos atrás, quando 'a entrada de uma mulher na redação de um jornal causava o mesmo impacto que hoje causaria se um marciano assim o fizesse'.
Adorei a contextualização que a autora faz no início do livro, entregando nas mãos do leitor um 'mapa de São Paulo'. Além disso, a cada bibliografia misturada com relatos pessoais, o sentimento de agradecimento e de orgulho de ser mulher e jornalista, foi aumentando.
Peguei o livro hoje de manhã e falo com muito gosto que já estou na metade hah. Queria terminar o livro antes de fazer o post, mas não consegui, era ansiedade de mais haha. Indico o livro para aquelas que desejam fazer jornalismo, às que não desejam, às feministas, às femininas, enfim, apenas indico.
Beijos da pseudo jornalista,
Bela
OBS.: Peço desculpas pela falta de posts no blog, começo de faculdade é uma correria e espero que vocês me entendam. Nesse feriado eu ainda vou estar um pouco sumida, mas a partir de segunda a situação aqui estará normalizada, com posts diários. E quero mandar um beijo
Olá, Bela!
ResponderExcluirSou Vittória, tenho apenas 15 anos e estou no 2° ano do ensino médio, mas já estou decidida de qual curso irei fazer na faculdade - jornalismo, óbvio. (Estou muito ansiosa para que essa fase da minha vida comece logo!!!!)
Estava a procura de livros que pudessem me ajudar a entender melhor esse mundo da mídia e sem dúvidas a sua "resenha" sobre o livro de Regina me deixou extremamente curiosa para lê-lo.
Espero que valha a pena!!!
Bjs, adoro seu blog